Profissão: Administrador - Ser um administrador eficiente é dominar a tecnologia, que nada mais é do que a união do conhecimento com a técnica.
Por: Rubens Fava
A música suave, o som contagiante do sax despertava pensamentos e recordações adormecidas, mas, ainda vivas dos meus tempos de faculdade, afinal, era um dia especial.
Ao entrar em minha sala uma feliz surpresa, um belo cartão com a mensagem, feliz dia do administrador.
Agradeci aos colegas e eis que um deles me indagou;
- O que é ser um administrador?
Pensei, pensei..., não queria dar uma resposta qualquer, e então disse;
- Somos um animal muito similar aos outros animais racionais, pois temos cabeça, tronco e membros – neste momento comecei a rabiscar em um papel a figura de um homenzinho, cujo corpo era um coração.
- Não entendi a analogia – reclamou meu colega.
- Eu explico! Quando Taylor começou a sistematizar os princípios da administração, vivíamos muito forte o racionalismo. Taylor, na verdade, não foi bem compreendido, pois muitos o acusam de fazer do homem um acessório das máquinas. Contudo, o que Taylor sempre procurou foi substituir o máximo possível o trabalho físico do homem por máquinas mecanizadas, para que sobrasse mais tempo livre para este . Assim, toda a sua teoria foi baseada no estudo de tempos e movimentos, ou seja, sempre se preocupou com os membros.
- Elton Mayo, resolveu fazer sua famosa experiência na fábrica Western Electric em Hawthorne, um bairro de Chicago, para provar que todos os princípios de Taylor estavam corretos e que o ambiente não tinha influência na produtividade dos operários.
- Surpresa!
- Ele descobriu que o "Homem Econômico" de Taylor, não era somente econômico, não trabalhava apenas por dinheiro, era também social e fortemente influenciado pelo ambiente. Logo, para melhorarmos a eficiência temos que cuidar também da cabeça das pessoas.
- Acontece que, com a evolução das ciências, a tecnologia igualou todas as empresas, o trabalho executivo do homem foi substituído por máquinas inteligentes, restando a este o trabalho criativo, de raciocínio lógico, de relações interpessoais. Isto quer dizer que ter um produto diferenciado não é mais garantia de sucesso. A satisfação dos colaboradores passou a ser importante, cuidar do coração das pessoas passa a ser o diferencial das empresas.
- Como você pode verificar – disse apontando para o desenho do homenzinho - somos realmente um animal normal, com cabeça, tronco e membros.
- Uma maneira diferente de explicar – balbuciou meu colega.
- Porque somos diferentes.
- Você não disse que são normais? - reclamou meu colega.
- Sim, somos normais, mas, somos diferentes. Acho até que temos uma crise de identidade, pois somos o somatório de várias ciências, veja por que:
- Trabalhamos com pessoas de diferentes raças, diferentes temperamentos, diferentes classes, razão pela qual temos que ser um pouco sociólogos.
- Aliás, nossa matéria-prima são as pessoas, assim, temos que ter empatia, saber trabalhar com as emoções dos outros, temos que ser psicólogos. O curioso é que muitas vezes não sabemos trabalhar nem com nossas emoções.
- A língua mãe de qualquer organização são os números e quem fornece esses números através de relatórios é a Contabilidade, assim temos que ser um pouco contadores. É claro que não precisamos saber fazer a contabilidade, mas necessitamos entende-la para poder interpretar e avaliar o desempenho das organizações.
- Conflitos é o que não faltam dentro das empresas, conflitos trabalhistas, conflitos comerciais, conflitos tributários. Temos que ser um pouco advogados, temos que entender de Direito.
- E ainda temos que entender de informática, de mercado, de produção, de logística, de finanças, de orçamento, enfim, temos que ser Administradores.
- O que é preciso para ser um bom administrador? – indagou mais uma vez meu colega.
- Ser um administrador eficiente é dominar a tecnologia, que nada mais é do que a união do conhecimento com a técnica.
- É ter o feeling de saber o momento certo de agir.
- É ter ética em tudo o que faz.
- É saber ser comprometido individualmente para com o todo, desenvolvendo o senso de co-responsabilidade, fortalecendo o espírito de equipe.
- Tem que ser dinâmico nas comunicações e nas relações interpessoais, criativo e inovador para desenvolver ações pró-ativas.
- Tem que saber ser respeitador e transparente em suas ações e buscar a transcendência, a equidade e a aceitação das diversidades.
Terminamos a conversa com um forte abraço de meu amigo desejando um feliz dia do administrador, abraço este que repasso a todos os bravos e competentes administradores.
Feliz dia do administrador!
A música suave, o som contagiante do sax despertava pensamentos e recordações adormecidas, mas, ainda vivas dos meus tempos de faculdade, afinal, era um dia especial.
Ao entrar em minha sala uma feliz surpresa, um belo cartão com a mensagem, feliz dia do administrador.
Agradeci aos colegas e eis que um deles me indagou;
- O que é ser um administrador?
Pensei, pensei..., não queria dar uma resposta qualquer, e então disse;
- Somos um animal muito similar aos outros animais racionais, pois temos cabeça, tronco e membros – neste momento comecei a rabiscar em um papel a figura de um homenzinho, cujo corpo era um coração.
- Não entendi a analogia – reclamou meu colega.
- Eu explico! Quando Taylor começou a sistematizar os princípios da administração, vivíamos muito forte o racionalismo. Taylor, na verdade, não foi bem compreendido, pois muitos o acusam de fazer do homem um acessório das máquinas. Contudo, o que Taylor sempre procurou foi substituir o máximo possível o trabalho físico do homem por máquinas mecanizadas, para que sobrasse mais tempo livre para este . Assim, toda a sua teoria foi baseada no estudo de tempos e movimentos, ou seja, sempre se preocupou com os membros.
- Elton Mayo, resolveu fazer sua famosa experiência na fábrica Western Electric em Hawthorne, um bairro de Chicago, para provar que todos os princípios de Taylor estavam corretos e que o ambiente não tinha influência na produtividade dos operários.
- Surpresa!
- Ele descobriu que o "Homem Econômico" de Taylor, não era somente econômico, não trabalhava apenas por dinheiro, era também social e fortemente influenciado pelo ambiente. Logo, para melhorarmos a eficiência temos que cuidar também da cabeça das pessoas.
- Acontece que, com a evolução das ciências, a tecnologia igualou todas as empresas, o trabalho executivo do homem foi substituído por máquinas inteligentes, restando a este o trabalho criativo, de raciocínio lógico, de relações interpessoais. Isto quer dizer que ter um produto diferenciado não é mais garantia de sucesso. A satisfação dos colaboradores passou a ser importante, cuidar do coração das pessoas passa a ser o diferencial das empresas.
- Como você pode verificar – disse apontando para o desenho do homenzinho - somos realmente um animal normal, com cabeça, tronco e membros.
- Uma maneira diferente de explicar – balbuciou meu colega.
- Porque somos diferentes.
- Você não disse que são normais? - reclamou meu colega.
- Sim, somos normais, mas, somos diferentes. Acho até que temos uma crise de identidade, pois somos o somatório de várias ciências, veja por que:
- Trabalhamos com pessoas de diferentes raças, diferentes temperamentos, diferentes classes, razão pela qual temos que ser um pouco sociólogos.
- Aliás, nossa matéria-prima são as pessoas, assim, temos que ter empatia, saber trabalhar com as emoções dos outros, temos que ser psicólogos. O curioso é que muitas vezes não sabemos trabalhar nem com nossas emoções.
- A língua mãe de qualquer organização são os números e quem fornece esses números através de relatórios é a Contabilidade, assim temos que ser um pouco contadores. É claro que não precisamos saber fazer a contabilidade, mas necessitamos entende-la para poder interpretar e avaliar o desempenho das organizações.
- Conflitos é o que não faltam dentro das empresas, conflitos trabalhistas, conflitos comerciais, conflitos tributários. Temos que ser um pouco advogados, temos que entender de Direito.
- E ainda temos que entender de informática, de mercado, de produção, de logística, de finanças, de orçamento, enfim, temos que ser Administradores.
- O que é preciso para ser um bom administrador? – indagou mais uma vez meu colega.
- Ser um administrador eficiente é dominar a tecnologia, que nada mais é do que a união do conhecimento com a técnica.
- É ter o feeling de saber o momento certo de agir.
- É ter ética em tudo o que faz.
- É saber ser comprometido individualmente para com o todo, desenvolvendo o senso de co-responsabilidade, fortalecendo o espírito de equipe.
- Tem que ser dinâmico nas comunicações e nas relações interpessoais, criativo e inovador para desenvolver ações pró-ativas.
- Tem que saber ser respeitador e transparente em suas ações e buscar a transcendência, a equidade e a aceitação das diversidades.
Terminamos a conversa com um forte abraço de meu amigo desejando um feliz dia do administrador, abraço este que repasso a todos os bravos e competentes administradores.
Feliz dia do administrador!